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ESPIRITUALIDADE  
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“O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. O fim último de toda a história da salvação”, e também deste chamado à CSV: “a entrada das criaturas no gozo do Amor, na unidade perfeita da Santíssima Trindade” (Cf. CIC 234 e 260).

A Espiritualidade da CSV se inicia e termina na entrega à ação transcendente de Deus, na atitude interior da verdadeira contemplação, não se tratando de forma alguma de perfeição humana. Não é um ato de inteligência captando Deus, mas um ato de Deus manifestado mediante a abertura do coração humano, onde quer fazer Sua morada.

Por isso, a espiritualidade da CSV, em seu Carisma especifico, leva a adentrar, em atitude de adoração, o verdadeiro claustro onde o Deus Uno e Trino habita: o próprio coração, o coração de cada pessoa.
De forma especial, a Eucaristia, Mistério humano-divino, pode se tornar a realidade de cada criatura humana, chamada a ser hóstia viva (Rm 12, 1), levando-a à participação na comunhão trinitária e à unidade como vocação da comunidade – sacramento de amor.

A vocação mariana surge luminosa do centro da espiritualidade, não só porque vê a Mãe de Deus como intercessora, mas, sobretudo, porque nela a humanidade de Cristo se formou, e em seu ser, de modo único, habitou o Deus Uno e Trino. Em seu mistério total, se apresenta como modelo de primeira consagrada, única que viveu plenamente como Virgem, Esposa e Mãe.

Como alimento e crescimento na Fé, a CSV apresenta os seguintes compromissos comuns: a participação diária na Eucaristia; a meditação da Palavra e a oração contemplativa pessoal e comunitária; a Liturgia das Horas; a adoração do Santíssimo Sacramento; a consagração à Trindade por Maria e a recitação do terço, como caminhos desenvolvidos e reconhecidos ao longo dos séculos pela Igreja. Estes devem ser assumidos na liberdade de consciência que se desenvolve no Amor e para o Amor, inseridos no mundo sem ser do mundo. A forma de assumir e vivenciar esses compromissos é adaptada às circunstâncias de vida de cada consagrado e de cada membro da CSV.

 

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